VI Caminhos Da Arqueologia na UFPA








O Núcleo de Arqueologia da UFPA, em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA, convida aluno(as) e alunos do ensino medido desta instituição a participar do evento de extensão: VI Caminhos da Arqueologia na UFPA: A Arqueologia vai à Escola. Trata-se de um evento fechado que acontecerá nos dias 14, 18 e 20 de abril de 2018, excepcionalmente em parceria com os professores Expedito Quaresma da Equipe de História da Escola de Aplicação da UFPA.

O evento, normalmente em formato de curso de extensão, tem sido oferecido regularmente pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPA (PPGA) visando aproximar o conhecimento acerca da pesquisa e ensino em Arqueologia aos demais interessados em aprender mais um pouco sobre essa área.

Desde a IV Edição o curso tem sido temático, trabalhando diversos eixos da Arqueologia. Esse ano o tema é Arqueologia vai à Escola, com a finalidade de apresentar a profissão de arqueóloga/o para discentes do ensino médio, em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA.

Atualmente, o conhecimento sobre o nosso patrimônio material e imaterial tem sido extremamente importante para a construção de um Brasil mais inclusivo para todas/os. Dessa forma a Arqueologia desempenha um papel fundamental: Contribuir para o conhecimento sobre nós mesmas/os e das relações de diferentes povos que se sucederam em nosso território. Assim, a difusão desse conhecimento e a formação de novas/os arqueólogas/os se tornam ainda mais importantes.

O convite é, portanto, não apenas para a participação no evento, mas também visa contribuir a construção de um novo Brasil nas escolas.

Pedimos às alunas e aos alunos das turmas que participarão do evento que se inscrevam individualmente para que possamos emitir certificados.

Não deixe de participar!!! 

3 comentários:

  1. Este minicurso é parte de algum projeto de Arqueologia?

    ResponderExcluir
  2. Não Cláudio. E um evento que em esforço coletivo estamos organizando exclusivamente para alunas e alunos da Escola de Aplicação da UFPA.

    ResponderExcluir